Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

PORÍFEROS E CNIDÁRIOS – 7º ANO


Poríferos
                Poríferos, também conhecidos como esponjas, são animais aquáticos que podem ter de 1mm a 2m de tamanho. Sua cor também varia, podendo ser amarelos, róseos, vermelhos, cinzentos, azulados, violeta, entre outras.



                Esses animais não possuem órgãos nem sistemas e são exclusivamente aquáticos, principalmente de água salgada. Alimentam-se de restos ou microorganismos que capturam ao filtrar a água que entra em seu corpo por vários poros. Após entrar pelos poros, a água chega a uma abertura central chamada átrio, onde existem células flageladas chamadas coanócitos. O batimento dos flagelos dos coanócitos fazem a água se movimentar, os coanócitos capturam e digerem o alimento, e a água sai por uma abertura chamada ósculo.


                Os poríferos são animais filtradores, pois filtram a água que entram em seu corpo e dela retiram alimentos e oxigênio.
                A reprodução dos poríferos pode acontecer de forma assexuada, por brotamentos que se separam do corpo do animal e originam novas esponjas, ou de forma sexuada, quando espermatozoides fecundam óvulos e se desenvolve uma larva que origina nova esponja.


Cnidários
                Anêmona-do-mar, água-viva, corais e caravelas são exemplos de cnidários. A palavra cnidário vem do grego e significa urticante (que queima), pois esses animais possuem células especiais, os cnidócitos, que servem para captura de alimento ou defesa do animal. Os cnidários podem nadar livremente ou ser fixos a rochas ou ao fundo de oceanos ou rios.




                Os cnidários podem se apresentar na forma de pólipos ou de medusas. Veja:
Pólipos – de corpo cilíndrico, vivendo fixos e apresentando tentáculos em volta da boca.




Medusas – corpo em forma de guarda-chuva e com tentáculos na margem do corpo. Nadam livremente ou são carregados pelas correntes de água.





6 comentários: