Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A RESPIRAÇÃO - 8º ANO


          A respiração é importante para que o organismo consiga extrair a energia dos alimentos utilizando o oxigênio do ambiente, o que ocorre nas organelas celulares chamadas mitocôndrias. Esse processo, chamado respiração celular, acontece o tempo todo nas células para garantir a energia necessária às funções vitais sem a qual morreríamos. Um dos mais importantes combustíveis para a células é a glicose. Veja:
Glicose   +   oxigênio   =   gás carbônico   +   água   +   energia
                 A respiração, que trataremos a seguir, é o processo de troca de oxigênio e gás carbônico entre o organismo e o ambiente externo.
O SISTEMA RESPIRATÓRIO
                Os órgãos do sistema respiratório são: cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões. Existem ainda os alvéolos pulmonares, os músculos intercostais e o músculo diafragma.
Órgãos do sistema respiratório

Cavidades nasais – é pelas cavidades que o ar entra em nosso corpo. São revestidas internamente por mucosa que contém pelos e fabrica uma secreção viscosa chamada muco. Os pelos e o muco são filtros que servem para reter microorganismos e partículas que poderiam entrar com o ar.
Faringe – faz a comunicação entre as cavidades nasais e a laringe.
Laringe – é um tubo cartilaginoso na parte da frente do pescoço que se comunica com a faringe através de uma abertura chamada glote. A epiglote fecha a glote quando engolimos alimentos que passam então para o esôfago, e quando respiramos, a glote se mantém aberta para que o ar passe para a laringe. É na laringe que estão as cordas vocais que provocam sons (fala) pela passagem de ar.
Traqueia – órgão em forma de tubo constituído de anéis que se bifurca na parte inferior para formar os brônquios.
Brônquios – são bifurcações da traqueia que se ramificam formando bronquíolos que terminam em pequenos “sacos” chamados alvéolos pulmonares.
Pulmões – são um par de órgãos elásticos protegidos pela caixa torácica e apoiados no músculo diafragma.
Alvéolos pulmonares – são pequenos sacos elásticos envolvidos por vasos sanguíneos. Os pulmões possuem milhões de alvéolos e é neles que acontecem as trocas gasosas entre os pulmões e o sangue: o sangue que chega aos alvéolos absorve o oxigênio inspirado da atmosfera (inspiração) e ao mesmo tempo o sangue elimina o gás carbônico dentro dos alvéolos, que é expirado (expiração).
Diafragma e músculos intercostais – para que aconteça a inspiração o diafragma e os músculos intercostais se contraem para que aumente o volume da cavidade torácica, e consequentemente o ar penetre e vá até os alvéolos. Na expiração esses músculos se relaxam e o ar sai.
                A respiração pode acontecer voluntariamente quando queremos respirar mais rápido, mais devagar, ou queremos prender a respiração por algum tempo. Contudo, também acontece de forma involuntária, pois não conseguimos prende-la por muito tempo e continuamos respirando ao dormir ou quando estamos pensando em outras coisas. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário