Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A DIGESTÃO - 8º ANO


Como você já sabe, os alimentos contém substâncias como água, sais minerais, proteínas, vitaminas, carboidratos e lipídios, necessárias para a manutenção da vida. Essas substâncias fornecem energia para o funcionamento do organismo e materiais para a reconstrução e reparo de nosso corpo.
Para serem absorvidos e aproveitados, muitos nutrientes como proteínas, lipídios e amido precisam ser transformados, pois suas moléculas são muito grandes. Outras já são pequenas, como no caso da água, das vitaminas e dos sais minerais. A digestão é, portanto, o processo de transformação dos nutrientes ingeridos em moléculas menores para serem absorvidas em nosso tubo digestório.
Na digestão existem processos mecânicos e químicos. Veja:
Processos mecânicos – a mastigação, a deglutição e os movimentos peristálticos são os processos mecânicos da digestão.
Processos químicos – As transformações das moléculas grandes em moléculas menores são os processos químicos da digestão. Eles são resultado de reações químicas promovidas pelos sucos digestórios do organismo que contém enzimas que realizam a digestão química.
As enzimas digestórias
O corpo humano produz vários tipos de enzimas, cada uma responsável por digerir determinado tipo de molécula dos alimentos e permitir sua absorção. Por exemplo, as amilases digerem amido, as proteases digerem proteínas e as lípases os lipídios. Existem substancias que são grandes e as enzimas humanas não conseguem digerir, como a celulose da parede celular dos vegetais, que é eliminada com as fezes.
O sistema digestório humano
                As estruturas do sistema digestório humano são: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso. Existem ainda as glândulas anexas: glândulas salivares, fígado e pâncreas.


boca- é a abertura pela qual o alimento entra no tubo digestivo, onde o alimento é preparado para a digestão, por meio da mastigação proporcionada pelos dentes e a língua.
faringe- é o canal por onde passa o alimento que se dirige ao esôfago.
esôfago- situa-se entre os pulmões, atrás do coração, é o canal que une a faringe ao estômago, onde o bolo alimentar é empurrado até o estômago, através de contrações musculares.
estômago- é um órgão, em formato de bolsa.No estômago o alimento é misturado com o suco gástrico que é uma solução rica em ácido clorídrico e enzimas (pepsina e renina).
intestino delgado- a quebra das moléculas alimentares se torna completa e são absorvidas no sistema digestivo para o circulatório e enviadas às células.
intestino grosso- onde as fezes são formadas, sua mais importante função é reabsorver água, o que determina a consistência do bolo fecal.
ânus- controla a saída das fezes.
pâncreas-  faz parte das glândulas anexas possui 15 cm de comprimento, fabrica enzimas digestivas e secreta os hormônios insulina e glucagon. O pâncreas é o responsável pelo controle dos açucares no organismo.
fígado- é também outra glândula anexa. Armazena glicogênio, ferro e vitaminas, e produz carboidratos a partir de lipídeos ou proteínas e sintetiza o colesterol.
glândulas salivares- glândulas responsáveis pela produção de saliva, fluído que possui funções digestivas, lubrificantes e protetoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário