Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

PLATELMINTOS – 7º ANO


                A palavra platelminto vem do grego e significa “verme achatado” devido ao formato de seu corpo. Alguns exemplos de platelmintos são as planárias, as tênias e os esquistossomos. Podem viver no mar, em água doce, em solos úmidos ou ainda ser parasitas, vivendo e tirando vantagens no corpo de outros animais e lhes causando muitas vezes doenças.
                Os platelmintos são os primeiros seres a apresentarem simetria bilateral e seus restos alimentares são eliminados pela boca, pois não possuem ânus. Os de vida livre se alimentam de pequenos animais vivos ou mortos, e alguns que são parasitas, como as tênias, não possuem boca nem tubo digestório e absorvem os nutrientes pela superfície corporal.
·         Planárias – as planárias são hermafroditas, medem cerca de 1,5 cm e podem ser encontradas em córregos, lagos e locais úmidos. Alimentam-se de moluscos, outros vermes e cadáveres de animais maiores. Possuem capacidade de se regenerarem, pois se uma for cortada em pedaços, cada pedaço origina uma planária inteira.


·         Tênias – Conhecidas como solitárias, as tênias também são vermes hermafroditas, que podem chegar a 8m de comprimento no homem. 


             As principais tênias são a Taenia solium que é parasita do porco e do homem, e a Taenia saginata que parasita o boi e o homem. O corpo das tenias é dividido em 3 partes: cabeça ou escólex, pescoço e corpo ou estróbilo. A principal diferença entre as duas espécies de tênias está na cabeça.


A presença da tênia no intestino humano causa a doença chamada teníase, que causa insônia, irritabilidade, diarreia, cólicas e náuseas. Vejamos o ciclo da tênia: 1. O hospedeiro elimina fezes com proglotes cheias de ovos; 2. Alimentos são contaminados com ovos no ambiente; 3. Animal (porco ou boi) come o alimento contaminado com ovos; 4. Larvas (cisticercos) se alojam na carne do porco; 5. Pessoa sadia ingere carne contaminada e a larva se desenvolve em adulto no intestino, fechando o ciclo. Se ao invés da larva o homem ingerir ovos, os embriões podem penetrar no sangue e chegar aos músculos, pulmões ou cérebro, causando a doença chamada cisticercose.
A teníase e a cisticercose podem ser evitadas através de saneamento básico (tratamento de água e esgotos, coleta de lixo), fiscalização da carne, não eliminar fezes no ambiente próximo a água ou alimentos, cozinhar bem a carne, tomar água tratada, lavar bem alimentos e as mãos.
·         Esquistossomos – é um verme que causa a doença chamada esquistossomose ou barriga d’água. Possuem os sexos separados, a fêmea com 1,5cm e o macho com 1cm e possui um canal onde a fêmea se aloja na época da reprodução. 


            Os principais sintomas da esquistossomose são aumento do tamanho do abdome, dores abdominais, cólicas, náuseas, inflamação do fígado e enfraquecimento do organismo.
Vejamos o ciclo do esquistossomo: 1. Vermes adultos põem ovos que saem nas fezes da pessoa doente; 2. As larvas chamadas miracídios eclodem na água doce e penetram em caramujos; 3. No caramujo os miracídios produzem milhares de cercarias; 4. As cercarias deixam os caramujos e penetram na pele humana fechando o ciclo.


Para evitar a esquistossomose é necessário saneamento básico, evitando principalmente a presença de fezes contaminadas próximo à água, nunca entrar na água onde existam caramujos, combater o caramujo para evitar o ciclo reprodutivo do esquistossomo.

Caramujo que participa do ciclo da esquistossomose



8 comentários:

  1. gostei muito do saite tirei boa nota so pq pesquisei neste saite me ajudou e muito PARABENS para esse saite so que queria pedir a vcs que complementasse mais falo isso mais e so para melhorar ainda mais mas ta bem resumido intendi tudinho so querinha que complementasse um pouquimho agradeço a ajuda bjs

    ResponderExcluir
  2. valeu nos ajudos muuuuuuuuuuuuuito

    ResponderExcluir