Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A CIRCULAÇÃO – 8º ANO

O coração
O coração está localizado no interior da cavidade torácica, entre os pulmões, e tem a função de bombear sangue continuamente para todo o corpo.
O coração humano é dividido internamente em quatro cavidades: átrio direito e átrio esquerdo na parte superior, e ventrículo direito e ventrículo esquerdo na parte inferior.

O coração possui 3 camadas:                                                                                                                  
·         Pericárdio – membrana que o reveste externamente;
·         Miocárdio – músculo responsável pelas contrações do coração, localizado entre o pericárdio e o endocárdio;
·         Endocárdio – membrana que reveste as cavidades do coração internamente.
Os vasos sanguíneos
                O sangue percorre todo nosso corpo através dos vasos sanguíneos, sendo impulsionado pelo coração. Existem 3 tipos de vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares. Veja:
Artérias – São vasos de paredes grossas que transportam o sangue, geralmente rico em O2, que vai do coração para as células do corpo. A artéria de maior calibre no corpo humano é a aorta.
Veias – São vasos de paredes mais finas que transportam sangue, geralmente pobre em O2 e rico em Co2, dos tecidos até o coração.
Capilares – São vasos muito finos (microscópicos) e permeáveis que estão nos tecidos do corpo levando nutrientes, oxigênio e hormônios até as células, e recolhem o gás carbônico e os resíduos. Existem capilares arteriais, formados pelas sucessivas ramificações das arteríolas, e venosos, que se juntam formando vênulas que se unem formando as veias.
Em um trajeto completo pelo corpo humano, o sangue passa duas vezes pelo coração, sendo uma para ser bombeado até os pulmões e outra para ser levado para todo o corpo, sendo chamadas pequena e grande circulação.
Pequena circulação – trajeto do sangue desde o ventrículo direito, passando pelos pulmões e indo até o átrio esquerdo.
Grande circulação – trajeto do sangue desde o ventrículo esquerdo, passando pelo corpo e indo para o átrio direito.


Um comentário: