Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de março de 2012

SERES VIVOS, CÉLULAS E TECIDOS - 7º ANO

OS SERES VIVOS - CÉLULAS

As características que nos permitem reconhecer um ser vivo são basicamente: a organização celular; a necessidade de alimento; o ciclo de vida (nascimento, crescimento, reprodução, envelhecimento e morte); o metabolismo; e por reagirem aos estímulos do ambiente.

Os seres vivos possuem organização celular:
Todos os órgãos dos seres vivos são formados por pequenas estruturas chamadas células. Assim, a pele, os ossos, o coração, o intestino, por exemplo, são cada um formados por milhões de pequenas estruturas vivas: as células. A maior parte das células são microscópicas e necessitamos de um microscópio para vê-las.

 
As células possuem, basicamente, três componentes: membrana plasmática, citoplasma e núcleo.
Membrana plasmática: fina película que envolve a célula e regula a troca de substancias entre ela e o meio externo.
Citoplasma: situa-se entre a membrana e o núcleo e é constituída de um liquido chamado citosol e de diferentes organelas.
Núcleo: estrutura que comanda as atividades da célula, inclusive a reprodução. É no núcleo que está o DNA que contém as informações genéticas.

As partes de uma célula


            A teoria celular diz que:
·         Todos os seres vivos têm células;
·         Toda célula se origina de outra;
·         A célula é a menor parte viva do ser.
Alguns seres são formados por apenas uma célula e chamados unicelulares, como as bactérias, outros, como humanos e árvores, possuem muitas células e os chamamos pluricelulares.
As células cujo núcleo não é delimitado por membrana, como as bactérias, são chamadas procariontes e o material genético (DNA) fica espalhado no citosol e as que possuem núcleo delimitado por membrana são chamados eucariontes.
Células procarionte (esquerda) e eucarionte (direita) 
            Nem todas as células de um ser pluricelular são iguais, mas se diferenciam para desempenhar diversas funções no organismo. Um grupamento de células que desempenham juntas uma função é chamado tecido (ex. tecido ósseo, tecido muscular); Os tecidos agrupados formam um órgão (ex. estômago); Vários órgãos em conjunto para determinada função dão origem a um sistema (ex. sistema digestório); e o conjunto de sistemas forma o organismo. Veja: 

A organização do corpo humano - das células ao organismo

Um comentário: