Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de abril de 2012

AS ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS - 8º ANO

AS ORGANELAS CELULARES
            No citosol ficam imersas as organelas celulares, estruturas que desempenham muitas funções importantes para a célula como a digestão, a respiração, a excreção e a circulação. As principais organelas das nossas células são: mitocôndrias, ribossomos, retículo endoplasmático, complexo golgiense, lisossomos e centríolos. Veja:

Mitocôndrias (produção de energia): as mitocôndrias são organelas envolvidas por membrana responsáveis pela respiração celular, fenômeno que permite a célula conseguir a energia contida nos alimentos absorvidos, como por exemplo através da glicose.
Mitocôndria

Ribossomos (produção de proteínas): são organelas não membranosas responsáveis pela produção de proteínas nas células.
Retículo endoplasmático (distribuição de substâncias): apresenta várias funções, principalmente facilitar o transporte e distribuição de substancias dentro da célula.
Complexo golgiense (armazenamento de proteínas): armazena parte das proteínas produzidas na célula, que poderão ser usadas depois.
Lisossomos (digestão celular): contém as substancias necessárias à digestão celular. Quando a célula engloba uma partícula de alimento eles vão até lá e liberam o suco digestório. Veja:

Centríolos (divisão celular): são estruturas cilíndricas que orientam o deslocamento dos cromossomos na divisão celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário