Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de março de 2012

PLANEJAMENTO BIMESTRAL DO 7º ANO - 1º BIMESTRE

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR VERÍSSIMO DE MELO
Prof. MSc. Marcos Paulo Gomes Pinheiro

PLANEJAMENTO BIMESTRAL - 7º ANO
1º BIMESTRE

1  OBJETIVO GERAL

ü  Identificar os componentes bióticos do meio ambiente, sua diversidade, classificação e as características de cada grupo, reconhecendo a importância destes e do equilíbrio de suas relações para a manutenção da vida no planeta.


2  OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü  Solucionar questões utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição e a capacidade de análise crítica;
ü  Reconhecer os seres vivos, suas características e os acontecimentos que influenciam sua vida e seu equilíbrio;
ü  Identificar e compreender as relações entre o meio ambiente e os seres vivos;
ü  Conhecer as características dos vírus e sua importância como agente causador de diversas doenças;
ü  Identificar os reinos dos seres vivos, sua diversidade e importância de dividi-los em grupos para melhor estudo compreensão;
ü  Conhecer os microorganismos, suas características, seu benefício para o meio ambiente, bem como os prejuízos econômicos e as doenças por estes causadas;
ü  Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente.


3    CONTEÚDOS

3.1  OS SERES VIVOS:
ü  Características dos seres vivos;
ü  As células: características e componentes;
ü  A teoria celular;
ü  A organização celular;
ü  Células eucariontes e procariontes.

3.2  OS VÍRUS:
ü  Características dos vírus;
ü  Importância dos vírus;
ü  Doenças causadas por vírus: as viroses.



3.3  OS REINOS DOS SERES VIVOS:
ü  Biodiversidade dos seres vivos;
ü  Classificação dos seres vivos;
ü  Os cinco grandes reinos.

3.4  O REINO MONERA – AS BACTÉRIAS:
ü  Diversidade de bactérias;
ü  Características das bactérias;
ü  Bactérias autótrofas e heterótrofas;
ü  Alimentação e reprodução das bactérias;
ü  Bactérias como agentes recicladores na natureza;
ü  Doenças causadas por bactérias;
ü  Os antibióticos.

3.5  O REINO DOS PROTOCTISTAS – PROTOZOÁRIOS E ALGAS
ü  Características dos protozoários;
ü  Classificação dos protozoários;
ü  Reprodução dos protozoários;
ü  Doenças causadas por protozoários;
ü  Características das algas;
ü  As algas unicelulares;
ü  As algas pluricelulares.

3.6  O REINO DOS FUNGOS
ü  Características dos fungos;
ü  Reprodução dos fungos;
ü  Tipos de fungos;
ü  Importância dos fungos (doenças, alimentos, remédios, decomposição).


4  METODOLOGIA

ü  Aulas expositivas;
ü  Discussões;
ü  Filmes (documentários);
ü  Seminários;
ü  Confecção de cartazes.


5  AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá de forma processual e contínua, sendo considerada a participação dos alunos nas atividades propostas, assim como nas aulas ao longo do bimestre. Haverá também aplicação de trabalhos individuais e em grupo, seminários e uma avaliação individual final.


REFERÊNCIAS

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais (3º ciclo). Brasília: MEC/SEF, 1997.

BARROS, C.; PAULINO, W. R. Ciências - O meio ambiente. Manual do Professor – 7º ano. 4ed.  São Paulo: Ática, 2009.


Um comentário:

  1. Prezado/a Professor/a,

    Faço a divulgação destes livros sobre Pedagogia na expectativa de que algum lhe possa interessar. Agradecia que fizesse a divulgação pelos seus contactos. MUITO OBRIGADO.

    - 50 Técnicas de Avaliação Formativa, José Lopes & Helena Silva, Lidel, Edições Técnicas, Lda, 2012
    http://www.fca.pt/lidel_index2.html
    - O Professor faz a Diferença. Na aprendizagem dos alunos. Na realização escolar dos alunos. No sucesso dos alunos. José Lopes & Helena Silva, Lidel, Edições Técnicas, Lda, 2010
    http://www.fca.pt/lidel_index2.html
    - A aprendizagem cooperativa na sala de aula. Um guia prático para o professor. José Lopes & Helena Silva, Lidel, Edições Técnicas, Lda, 2009
    http://www.fca.pt/lidel_index2.html

    - Métodos de aprendizagem cooperativa para o jardim-de-infância (Educação Infantil). Um guia prático com actividades para os Educadores de Infância e para os Pais. José Lopes & Helena Silva, Areal Editores, 2008.
    http://www.wook.pt/ficha/metodos-de-aprendizagem-cooperativa-para-o-jardim-de-infancia/a/id/1430210
    Podem ser adquiridos na Livraria Saraiva - http://www.livrariasaraiva.com.br; zambonibooks@terra.com.br; Livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com.br
    Com os melhores cumprimentos,
    José Lopes jlopes@utad.pt
    Professor associado de psicologia da educação e da aprendizagem
    Departamento de Educação e Psicologia
    Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
    Vila Real
    PORTUGAL

    Helena Silva helsilva@utad.pt
    Professora associada de metodologia de ensino das ciências
    Departamento de Educação e Psicologia
    Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
    Vila Real
    PORTUGAL

    ResponderExcluir