Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de abril de 2012

O REINO DOS FUNGOS - 7º ANO


O REINO DOS FUNGOS

Os seres conhecidos como mofos, bolores, cogumelos e leveduras pertencem ao reino dos fungos. Fungos são seres vivos sem clorofila que podem ser unicelulares ou pluricelulares. São encontrados em vários ambientes, preferindo lugares úmidos, escuros e ricos em matéria orgânica.
Os fungos são eucariontes (com núcleo celular delimitado por uma membrana) e possuem parede celular de quitina, (substância também presente no exoesqueleto dos artrópodes).
O corpo dos fungos pluricelulares é organizado em filamentos microscópicos chamados hifas, que se entrelaçam e formam uma massa chamada micélio. Veja:

Os fungos apresentam reprodução assexuada ou sexuada. Eles produzem esporos que são eliminados no ambiente e se espalham principalmente pelo vento, e ao encontrarem um local favorável os esporos germinam e originam hifas que formarão um novo fungo Veja:

De acordo com a maneira de obter alimento, os fungos são classificados em decompositores, parasitas e mutualistas:
- Fungos decompositores – Nutrem-se de organismos mortos ou de suas partes que são eliminadas no ambiente, como pele, folhas, galhos e frutos. Sua ação é importante para a reciclagem da matéria na natureza.
Fungos decompositores

- Fungos parasitas – Estes fungos vivem às custas de outros seres vivos, prejudicando e podendo até matar. São causadores de muitas doenças em plantas e em animais.
Fungos parasitas

- Fungos mutualistas – São os fungos que se associam a outros seres, e ambos se beneficiam. Os líquens, por exemplo, são resultado de uma associação entre fungos e algas. As algas fazem fotossíntese e parte do alimento por elas produzido é usado pelos fungos, enquanto que as hifas dos fungos envolvem as algas, dando umidade e protegendo contra a desidratação.
Líquen em casca de árvore - associação de fungos com algas
                
Os fungos e o ser humano
            O fermento utilizado em pães é formado por milhões de fungos unicelulares e o processo de alimentação dos fungos, chamado fermentação, origina pães, bolachas e também bebidas alcoólicas como o vinho e a cerveja.

            No processo de fermentação, as leveduras, que são fungos unicelulares, transformam o açúcar em álcool e gás carbônico. O álcool é usado como combustível, para limpeza e em bebidas, e o gás carbônico liberado pelos fungos promove o crescimento da massa do pão ao aparecerem pequenas bolhas.
            Os fungos também são utilizados na fabricação de queijos como o roquefort e o camembert, e o fungo Penicillium notatum produz uma substância chamada penicilina, que é um poderoso antibiótico (remédio que mata bactérias).
Queijo fabricado com fungos

            Alguns fungos pluricelulares chamados cogumelos são usados como alimento. É o caso do champignon, utilizado em diversos pratos. Contudo, alguns cogumelos são muito venenosos e podem matar.
Muitos cogumelos são venenosos

            Há muitos fungos parasitas que são prejudiciais, podendo causar doenças no ser humano como a candidíase, o sapinho, pano branco, impinge e também causam doenças em animais e em plantas cultivadas. 
Sapinho - doença causada por fungo

          Também são importantes causadores de alergias e fazem “mofar” roupas, calçados, e livros, e apodrecer alimentos como frutos, verduras e grãos estocados.
Pão mofado


19 comentários:

  1. Oi, professor!
    Parabéns pela metodologia utilizada nas aulas. O conteúdo está muito. Dessa forma, acredito que as aulas ficam mais interativas. Espero que os alunos estejam aproveitando.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. A explicação é muito boa!!! Parabéns!
    Essa explicação vai me ajudar muito em uma prova q vou fazer amanhã!

    ResponderExcluir
  3. uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  4. Tenho prova de ciências hoje e a explicação está me ajudando muito!!Parabéns!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom otimo para estudar o que eu estou fazendo muito legal!!!!!

    ResponderExcluir
  6. EXCELENTE!!!! EU DEIXEI MEU LIVRO EM KSA QNDO VI P O SÍTIO, E ESTAVA PROCURANDO UM SITE QUE ME AJUDASSEM!!! PARABÉNS

    ResponderExcluir
  7. Me ajudou muito professor

    ResponderExcluir
  8. ana vitoria de souza16 de setembro de 2014 18:17

    to loco com isso tudo

    ResponderExcluir
  9. Muito boa explicaçao pq hoje tenho prova! ! ;-)

    ResponderExcluir
  10. Gosti muito tenho prova a,anha tomara que mim ajude

    ResponderExcluir
  11. ola esse texto me ajudou bastante para mim estudar para minha prova espeero tirar um 10 valeu

    ResponderExcluir
  12. Devia falar sobre uni e pluricelulares,auto e hetero trofos mas fora isso ,ta mt bom

    ResponderExcluir
  13. Isso me ajudará muito para aprova que vou fazer hoje !!!
    Ótimo conteúdo !!

    ResponderExcluir