Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de abril de 2012

O REINO DOS FUNGOS - 7º ANO


O REINO DOS FUNGOS

Os seres conhecidos como mofos, bolores, cogumelos e leveduras pertencem ao reino dos fungos. Fungos são seres vivos sem clorofila que podem ser unicelulares ou pluricelulares. São encontrados em vários ambientes, preferindo lugares úmidos, escuros e ricos em matéria orgânica.
Os fungos são eucariontes (com núcleo celular delimitado por uma membrana) e possuem parede celular de quitina, (substância também presente no exoesqueleto dos artrópodes).
O corpo dos fungos pluricelulares é organizado em filamentos microscópicos chamados hifas, que se entrelaçam e formam uma massa chamada micélio. Veja:

Os fungos apresentam reprodução assexuada ou sexuada. Eles produzem esporos que são eliminados no ambiente e se espalham principalmente pelo vento, e ao encontrarem um local favorável os esporos germinam e originam hifas que formarão um novo fungo Veja:

De acordo com a maneira de obter alimento, os fungos são classificados em decompositores, parasitas e mutualistas:
- Fungos decompositores – Nutrem-se de organismos mortos ou de suas partes que são eliminadas no ambiente, como pele, folhas, galhos e frutos. Sua ação é importante para a reciclagem da matéria na natureza.
Fungos decompositores

- Fungos parasitas – Estes fungos vivem às custas de outros seres vivos, prejudicando e podendo até matar. São causadores de muitas doenças em plantas e em animais.
Fungos parasitas

- Fungos mutualistas – São os fungos que se associam a outros seres, e ambos se beneficiam. Os líquens, por exemplo, são resultado de uma associação entre fungos e algas. As algas fazem fotossíntese e parte do alimento por elas produzido é usado pelos fungos, enquanto que as hifas dos fungos envolvem as algas, dando umidade e protegendo contra a desidratação.
Líquen em casca de árvore - associação de fungos com algas
                
Os fungos e o ser humano
            O fermento utilizado em pães é formado por milhões de fungos unicelulares e o processo de alimentação dos fungos, chamado fermentação, origina pães, bolachas e também bebidas alcoólicas como o vinho e a cerveja.

            No processo de fermentação, as leveduras, que são fungos unicelulares, transformam o açúcar em álcool e gás carbônico. O álcool é usado como combustível, para limpeza e em bebidas, e o gás carbônico liberado pelos fungos promove o crescimento da massa do pão ao aparecerem pequenas bolhas.
            Os fungos também são utilizados na fabricação de queijos como o roquefort e o camembert, e o fungo Penicillium notatum produz uma substância chamada penicilina, que é um poderoso antibiótico (remédio que mata bactérias).
Queijo fabricado com fungos

            Alguns fungos pluricelulares chamados cogumelos são usados como alimento. É o caso do champignon, utilizado em diversos pratos. Contudo, alguns cogumelos são muito venenosos e podem matar.
Muitos cogumelos são venenosos

            Há muitos fungos parasitas que são prejudiciais, podendo causar doenças no ser humano como a candidíase, o sapinho, pano branco, impinge e também causam doenças em animais e em plantas cultivadas. 
Sapinho - doença causada por fungo

          Também são importantes causadores de alergias e fazem “mofar” roupas, calçados, e livros, e apodrecer alimentos como frutos, verduras e grãos estocados.
Pão mofado


12 comentários:

  1. Oi, professor!
    Parabéns pela metodologia utilizada nas aulas. O conteúdo está muito. Dessa forma, acredito que as aulas ficam mais interativas. Espero que os alunos estejam aproveitando.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. A explicação é muito boa!!! Parabéns!
    Essa explicação vai me ajudar muito em uma prova q vou fazer amanhã!

    ResponderExcluir
  3. uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  4. Tenho prova de ciências hoje e a explicação está me ajudando muito!!Parabéns!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom otimo para estudar o que eu estou fazendo muito legal!!!!!

    ResponderExcluir
  6. EXCELENTE!!!! EU DEIXEI MEU LIVRO EM KSA QNDO VI P O SÍTIO, E ESTAVA PROCURANDO UM SITE QUE ME AJUDASSEM!!! PARABÉNS

    ResponderExcluir
  7. Me ajudou muito professor

    ResponderExcluir