Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de março de 2012

CÉLULAS E TECIDOS - 8º ano

       Todos os órgãos dos seres vivos são formados por pequenas estruturas chamadas células. Assim, a pele, os ossos, o coração, o intestino, por exemplo, são cada um formados por milhões de pequenas estruturas vivas: as células, que se reúnem em grupos formando os tecidos. A maior parte das células são microscópicas e necessitamos de um microscópio para vê-las.
       As células possuem, basicamente, três componentes: membrana plasmática, citoplasma e núcleo.


Membrana plasmática: fina película que envolve a célula, protege e regula a troca de substancias entre ela e o meio externo.
Citoplasma: situa-se entre a membrana e o núcleo e é constituída de um liquido chamado citosol e de diferentes organelas.
Núcleo: estrutura que comanda as atividades da célula, inclusive a reprodução e a nutrição. É no núcleo que está o DNA que contém as informações genéticas.
            O formato da célula depende de sua função. No ser humano as células podem ser fusiformes, redondas, estreladas, cilíndricas, cúbicas, entre outras.
            As células que são parecidas se agrupam formando os tecidos, que são agrupamentos de células com características semelhantes e que atuam em conjunto no desempenho de uma função específica.
            Os tecidos do corpo humano são classificados em quatro grupos. Veja:
Tecido epitelial – Pode ser de revestimento como a pele e as mucosas, ou secretor quando forma as glândulas como as sudoríparas, sebáceas, mamárias, digestivas e endócrinas;
Tecido conjuntivo – Pode ser semilíquido quando se espalha entre células de outros tecidos para proteger, líquido quando forma o sangue e a linfa, cartilaginoso formando cartilagens, ou ósseo formando os ossos;
Tecido nervoso – Formado pelos neurônios, que são células especializadas em produzir e conduzir sinais, e pelas células gliais que protegem e sustentam as estruturas nervosas;
Tecido muscular – Pode ser liso, formando órgãos como estomago e intestinos; estriado, esquelético ou voluntário quando forma os músculos chamados “carne”; e cardíaco encontrado exclusivamente no coração.
            Um grupo de tecidos diferentes podem se unir formando órgãos, que são cada uma das partes de um organismo que realiza certa função específica. O coração, por exemplo, é um órgão formado por tecido muscular, tecido nervoso e tecido epitelial.
            Alguns tecidos e órgãos trabalham juntos, formando um sistema. Por exemplo, o coração, os vasos sanguíneos e o sangue formam o sistema circulatório que distribui o sangue por todo o corpo; a boca, o estômago e os intestinos juntos formam o sistema digestório.
Então:
Células – tecidos – órgãos – sistemas 

2 comentários:

  1. EU ACHO MUITO INTERESSANTE ESSE ASSUNTO EU GOSTO MUITO

    ResponderExcluir
  2. Que bom 😊 eu adorei isso minha filha estuda por isso e é super inteligente está no oitavo ano,com onze anos.

    ResponderExcluir