Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

RÉPTEIS

A Terra já teve grandes répteis como os dinossauros, mas hoje esse grupo tem animais bem menores como jacarés, tartarugas, cobras e lagartos.
Os repteis são animais pecilotérmicos, como os peixes e os anfíbios, ou seja, a temperatura de seu corpo varia de acordo com a do ambiente. A respiração dos répteis é pulmonar. Sua pele tem muita queratina, tornando-a praticamente impermeável. O coração da maioria deles tem 4 cavidades: 2 atrios e 2 ventrículo.
A maioria dos répteis é carnívora, como as cobras, as lagartixas e os jacarés, mas existem espécies herbívoras e onívoras. Seu sistema digestório é completo, terminando na cloaca.
Os répteis possuem órgãos dos sentidos para percepção do ambiente ao seu redor. Seus olhos possuem pálpebra e membrana nictitante, que auxiliam na proteção. Alguns répteis apresentam um tímpano situado em um conduto auditivo nos lados da cabeça em forma de dobra de pele, o que lhes permite ouvir sons.
Os répteis têm os sexos separados e a fecundação é interna, acontecendo no interior do corpo da fêmea. Os ovos são protegidos contra desidratação por uma casca grossa, sendo o desenvolvimento direto, sem fase intermediária.
Os repteis se dividem em quelônios, crocodilianos e escamados. Veja:
Quelônios – são as tartarugas, os jabutis e os cágados, animais que possuem duas carapaças soldadas uma à outra com aberturas para saída do pescoço membros e cauda.
Crocodilianos – são os crocodilos e jacarés, grandes répteis aquáticos com corpo alongado coberto por placas córneas.
Escamados – são os lagartos e as serpentes, animais que têm a pele coberta por escamas e se dividem em dois grupos menores, os lacertílios e os ofídios. Veja:
Lacertílios: são os lagartos, camaleões e lagartixas, répteis de corpo alongado, com cabeça curta unida ao corpo por um pescoço. Possuem quatro membros (pernas).
Ofídios: são as serpentes ou cobras, répteis que não têm pernas. A maioria delas possui glândulas produtoras de veneno, sendo peçonhentas quando seus dentes são capazes de inocular o veneno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário